A CASA DO FUTURO 2020,TRANSFORME SEU LAR

Em 2019, a Casacor escolheu o tema Planeta Casa para reger os 45 ambientes. A escolha envolve três pilares: tecnologia, sustentabilidade e afetividade. Hoje o Desafio dos  profissionais é  usarem a tecnologia dentro de seus projetos no sentido de ajudar o meio ambiente

Lixo zero

A construção tradicional, como é feita no Brasil, gera muitos resíduos e desperdício de matéria-prima, de gesso a tijolos .Para repetir esse gesto, a preocupação deve começar antes de a casa ser erguida. É possível fazer o mesmo em outras obras. “Existem algumas instituições e oficinas de triagem que aceitam e reaproveitam resíduos da construção, como revestimentos e concreto”.

Design minimalista

Além de implementar medidas sustentáveis desde a elaboração do projeto, outra tônica para os próximos meses é o consumo consciente. Curiosamente, design minimalista como o escandinavo continuará em alta não somente pelo que representa, mas por ir ao encontro da máxima “menos é mais”.

Por isso optar por menos produtos em uma decoração. Isso é o inconsciente coletivo. São questões da nossa era. Deixou de ser uma tendência, e virou um paradigma. Consumir menos também faz parte disso, e a decoração está ficando mais minimalista, menos carregada com o reaproveitamento de móveis e objetos, garimpando peças em brechós e fazendo valer a economia circular .

Afeto no lar

A tecnologia pode trazer, também, a falta de noção de pertencimento.  Para não deixar a residência fria, se sugere que as pessoas se cerquem de elementos que remetem às próprias raízes.A solução é o que chamamos de pilar da afetividade. Tenha ao redor coisas que te tragam de volta as suas origens, como objetos artesanais e arte popular. Além de ser feito manualmente, são elementos que trazem calor no ambente .

Casa  viva

No ano passado, a temática da Casacor foi Casa Viva. Embora tenha sido proposta um ano atrás, continuará vigente a ideia de ambientes com muito verde.

Ter plantas resgata aquela atmosfera de casa familiar, assim como conseguir mobiliário vintage, animais, como gatos e cachorros, também ajudam.

Em busca da simplicidade perdida

A simplicidade pode ser o norte .

Volver a  técnicas ancestrais.A textura remete à casa antiga, à passagem do tempo, ao campo…, pondera.

w

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s