Dicas para o projeto de Clínica

Um projeto de clínica médica precisa seguir determinadas especificações para atender às suas necessidades de uso. Além dos princípios básicos exigidos para esse tipo de ambiente, é importante que durante a elaboração do projeto sejam levados em consideração aspectos funcionais e estéticos.

A seguir vamos apresentar algumas informações importantes que devem ser observadas durante o projeto de clínica médica. Tanto na etapa da construção, quanto no planejamento dos ambientes e decoração.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Itens essenciais em um projeto de clínica médica

O primeiro passo para a projeção da clínica é definir a estrutura do ambiente. São diversas as opções, porém o mais comum nesses locais é a existência dos seguintes ambientes: uma sala de espera com a recepção, salas de atendimento médico, banheiros e em alguns casos também salas de exames específicos.

Alguns aspectos são padrões em um projeto de clínica médica de qualquer tipo, como, por exemplo, o tamanho das portas, que devem ter uma altura e largura determinada que possibilite a circulação de macas e cadeiras de rodas.

Ao se projetar um edifício com necessidades específicas como uma clínica médica, é importante que o objetivo de uso das instalações seja levado em consideração durante a etapa de projeção, pois esses aspectos vão impactar diretamente nas necessidades naquele momento do usuário.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Escolha do local

A escolha do local é uma das principais decisões na elaboração de um projeto de clínica médica. Isso porque é importante que ele contenha determinadas especificidades importantes para o uso, como por exemplo, a necessidade de possibilitar um fácil acesso e que de preferência esteja localizado em uma zona mais tranquila possível para não perturbar os pacientes.

Deve ser um ambiente amplo que leve em consideração as entradas dos pacientes, assim como as de emergência, de alimentos e produtos de limpeza.

Outro fator importante a ser considerado é o uso de equipamentos que requerem energia elétrica e água, portanto, deve ser pensando de forma estratégica os locais onde serão instalados canos, torneiras e tomadas, por exemplo. Caso exista uma sala de radiação na clínica, é importante que elas tenham um acabamento especial que impeça que a radiação prejudique os demais usuários de outros ambientes.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A decoração do ambiente

Pode parecer banal, mas a decoração das clínicas médicas deve ser pensada de maneira estratégica, de modo a amenizar de alguma forma um momento difícil que os pacientes possam estar passando.

Separamos algumas dicas de decoração para serem aplicadas em um projeto de clínica médica. Confira:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Opte por cores mais neutras que vão passar a sensação de paz e conforto.
  • Não é necessário pintar as paredes de uma cor só. Cores diversificadas ajuda a gerar um equilíbrio visual mais harmônico para o ambiente.
  • O azul e o verde são boas opções para clínicas, pois eles ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante.
  • Você pode optar pelo uso de cores mais vibrantes em objetos de decoração e quadros. Isso ajuda a deixar o ambiente mais alegre.

Clima e iluminação

O clima e iluminação são fatores importantes que devem ser considerados durante a elaboração de um projeto de clínica médica. O clima deve ser o mais ameno possível, uma vez que os pacientes não podem ficar expostos por muito tempo nem ao calor nem a umidade.

Por isso, deve-se pensar de forma estratégica o uso da climatização e da iluminação artificial no local. Utilize a iluminação natural sempre que possível, já que ela é um esterilizante natural.

Uma dica é optar pelo uso da iluminação direta na clínica e de preferência com luzes brancas, para facilitar o trabalho dos médicos.

 Acessibilidade

A acessibilidade é importante em qualquer projeto de edifício, principalmente aqueles de uso comercial. Mas ela se torna ainda mais essencial em um projeto de clínica médica. Uma vez que a frequência de pacientes com necessidades especiais nesses locais será mais frequente.

Rampas de acesso, barras laterais e banheiros especiais para deficientes são algumas das necessidades nesses ambientes.

Executamos seu projeto .Solicite orçamento

http://www.cimientosconstrutora.com.br

@cimientos_construtora