A natureza nos projetos de arquitetura

O pensar arquitetônico é indispensável para uma compreensão ampla de todo o contexto que nos cerca de um momento reflexivo da arquitetura.

Em um projeto de arquitetura todos anseiam a mesma coisa: Felicidade. E a preocupação com o meio ambiente influência diretamente neste processo.

Assim, colocamos as árvores em evidência, essas que são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta Terra, além de extremamente importante para amenizar o clima em áreas urbanas, controlando a radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar. E foi pensando nesta importância da presença das árvores e a preocupação com a preservação do meio ambiente, que projetos arquitetônicos ao redor do mundo estão sendo adaptados.

As árvores passaram a fazer parte do projeto, se destacando visualmente. A harmonia proporcionada ao ambiente, faz toda a diferença, e percebe-se a importância de que as ações do homem aconteçam em paralelo com a natureza.

Os projetos representam mais do que um conceito arquitetônico, mas também um incentivo à projetos que tenham o cuidado com a natureza como principal objetivo.

Analisando do ponto de vista arquitetônico, as árvores passaram a fazer parte do projeto, e até mesmo o efeito visual se destaca. A vegetação no ambiente faz toda a diferença, e percebe-se a importância de que as ações do homem aconteçam ao redor da natureza, e não o contrário. Os trabalhos representam, portanto, mais do que um conceito arquitetônico, mas um estímulo a projetos que tenham o cuidado com a natureza como principal objetivo.

A arquitetura biomimédica, por exemplo, é uma corrente em que os projetos arquitetônicos consideram, acima de tudo, a sustentabilidade a partir de uma compreensão das normas que regem a natureza

Integrar a natureza à arquitetura de um projeto é mais do que uma solução sustentável: é criativa. Afinal, ao invés de derrubar árvores, por que não preservá-las e erguer a construção à sua volta?

Aqui diferentes construções criativas que foram feitas respeitando o espaço já ocupado pelas árvores.

http://www.cimientosconstrutora.com.br

@cimientos_construtora

#construtorarn #arquiteturamoderna #casasdossonhos #arquiteturasustentável