Tipos de pisos para seus espaços externos

Decidir um tipo de piso para colocar em áreas externas como varandas, jardins, churrasqueiras e piscinas é um detalhe extremamente importante na hora de construir ou reformar uma casa, já que existem variados modelos no mercado e para escolher a melhor opção é necessário saber qual a proposta do ambiente, pois cada tipo de piso conta com uma função específica.

Hoje vamos nos centrar em um tipo de piso muito específico: de exteriores, e essa escolha para nosa casa nem sempre é uma tarefa simples. Trata-se de uma decisão que vai além do puramente estético, entrando no campo do técnico que nem todos dominam. 

Existem alguns fatores que costumam influenciar muito nessa escolha, entre eles o piso ser antiderrapante, fácil de limpar, não exigir muita manutenção e contar com um revestimento duradouro.

Porém, dificilmente você conseguirá achar um material que atenda todos estes fatores, já que os pisos que dão menos trabalho para limpar são mais lisos e escorregadios e os pisos antiderrapantes contam com superfícies irregulares, o que dificulta a limpeza e ajuda a acumular mais sujeira.

A melhor maneira de acertar na escolha é avaliar as vantagens e desvantagens de cada tipo de piso e optar por um material que seja mais adequado para a sua casa e o seu dia a dia, levando em consideração a estética, o custo, a frequência de manutenção e limpeza e também pensando na segurança de todos os moradores, caso tenham idosos ou crianças na residência.

Embora os aspectos técnicos sejam fundamentais, é preciso escolher um revestimento atrativo, já que lá passaremos nossos melhores momentos no verão.

Para tornar essa busca um pouco mais simples, falaremos hoje dos tipos de piso exteriores mais atrativos e populares.

Confira abaixo pisos para área externa diferentes e inspire-se!

Cerâmica

Os pisos cerâmicos para o exterior estão entre as opções mais utilizadas por suas múltiplas vantagens. É de fácil manutenção e limpeza e resistente às mudanças de temperatura, o que é ideal para os exteriores. Há vários tipos de pisos cerâmica desde o de barro cozido, argila ou porcelana. Cada um apresenta suas vantagens específicas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Madeira natural

Na hora de colocar um revestimento, muitos pensam na madeira. Trata-se de uma solução muito estética e confortável, que, por mais que tenha numerosas vantagens, também conta com alguns incovenientes. É resistente, mas é mais delicada que outros materiais, e requer manutenção ao menos uma vez por ano aplicando un producto específico que a proteja do sol e da umidade. A instalação de um piso de madeira também é mais complicada do que a de outros materiais, por isso é recomendável procurar um especialista.

Os pisos de madeira dão uma sensação mais quente e são muito mais confortáveis na hora de andar descaço. Há ampla variedade de estilos que podemos escolher, como tropicais, bambu, ipê entre outros. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Madeira sintética

A madeira sintética é feita com polímeros plásticos e, por isso, não é necessária manutenção. Seu aspecto rústico replica a madeira, mas sua cor é inalterável. Ela também é resistente ao sol e ao calor, não se deformando. Seu aspecto pode ser muito decorativo, como vemos na imagem acima.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pedra natural

A nível técnico, os pisos de pedra se denominan pavimento. São decorativos, quentes ao toque e muito resistentes as intempéries climáticas e de trânsito. Por isso são os escolhidos para zonas de maior movimentação e exposição, como jardins terraços e quintais. É um material respeitoso com o meio ambiente e visualmente muito agradável, tanto polida como agradável. É de fácil manutenção e grande durabilidade. Por ser um material natural, cada pedra é exclusiva.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Concreto

Para dar um toque moderno os pisos de cimento polido ou alisado são a melhor opção. O cimento polido é fácil de instalar e, por se tratar de um material resistente a todo tipo de gordura e detergentes, são fáceis de limpar, por isso, econômico. Embora estejamos acostumados a vê-lo em cinza, há uma ampla gama de cores pelas quais podemos optar.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pedrinhas

Uma opção simples para revestir um caminho é escolher pedrinhas. Elas podem ser brancas, em tons de cinza ou na gama dos marrons.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Cimento com textura

Estas peças de cimento pigmentadas, tonalizadas e laqueadas têm aparência de madeira, com suas fibras marcadas e beleza sem par.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Paralelepípedos

Os paralelepípedos de pedra suportam muita bem as manchas e a exposição. Uma opção de tratamento para eles é a termovitrificação, que dá um acabamento mate ou brilhante, similar ao que pode ser feito na madeira. Também há muitas opções de cores e superfícies.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Azulejo de pedra

Esta é uma das opções mais econômicas entre as pedras. É encontrada em várias cores e distintos cortes, com superfície regular ou irregular. É preciso prestar atenção especial às que são de constituição arenosa, já que podem desprender areia devido ao processo natural de abrasão. Para melhor durabilidade é melhor aplicar um tratamento. 

Nas mais escuras, é necessário mantê-las com cera ou algum líquido especial para não esbranquiçar. Um piso desses bem cuidado pode ser para toda a vida.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Porcelanato

Um dos revestimentos mais resistentes e decorativos, de acabamento brilhante e fácil de limpar – e não precisa de manutenção alguma.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Paver

O uso de pavers como pisos para áreas externas vem aumentando no Brasil. São pequenas peças de concreto consideradas ecologicamente corretas e ideais para calçadas

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Opções de piso não faltam, certo? Somente é importante lembrar que independente do material que você escolher, não deixe de seguir as recomendações do fabricante para a sua instalação, limpeza e manutenção.

Decidiu qual piso usar na área externa de sua casa?

http://www.cimientosconstrutora.com.br

@Cimientos_construtora

#construtoracorporativa #construtoracomercialrn #casadossonhos #construcaocivilrn #construtoraempipa #construimosseuescritoriorn #construtorarn #construçãocomercial #construçãodecasas #casasluxorn #construtorariograndedonorte #construtoranatal #casapropriarn #construcaoresidencialrn #projetoarquitetonico #projeto #pipa #natal #riograndedonorte