Caramanchão

Conheça todo e renove o seu exterior

Certamente, o caramanchão é uma boa alternativa para quem gosta de um jardim florido. Essa estrutura, que pode ser de madeira, eucalipto, PVC, por exemplo, que funciona como um ótima cobertura. Além disso, ele também é um detalhe charmoso para sua área externa.

O que é caramanchão?

Em primeiro lugar, o caramanchão é um item muito utilizado para criar sombras em locais abertos. Além disso ele é composto por uma estrutura rústica, em geral, de madeira, sendo perfeito para jardins e sacadas. Pode ser composto por estacas, ripas ou troncos, por exemplo.

A armação costuma ser coberta por vegetais, flores, cortinas ou telha. Muitas pessoas optam por cobrir o caramanchão com plantas trepadeiras, por exemplo. Certamente, o efeito paisagístico gerado é um convite para o descanso e lazer.

Essa estrutura deve ser feita de acordo com alguns critérios. Antes de mais nada, é importante lembrar que a estrutura não deve ter cobertura, justamente para que as plantas possam se prender nas traves.

Dessa forma o excesso de sol será filtrado pelas plantas, mas não a chuva. A queda da água também será amortecida, mas o uso interno deverá ficar restrito aos dias secos.

No entanto, outra particularidade é que as plantas podem soltar folhas secas, seiva e até pequenos insetos, que poderão cair em quem estiver debaixo do caramanchão. Isso deve ser considerado se o local for usado para refeições, por exemplo.

Essa estrutura pode ser usado como viveiro para mudas de plantas ou mesmo um orquidário, por exemplo. Além disso, são as espécies trepadeiras as mais indicadas para um caramanchão exuberante.

Qual a diferença entre caramanchão, pergolado e gazebo?

Certamente a área de design e decoração é muito rica: você encontra diversos itens para deixar a casa mais bonita. Em alguns casos, é fácil confundir as armações disponíveis. Pensando nisso, veja a diferença entre caramanchão, pergolado e gazebo.

Caramanchão

É uma estrutura que pode ser móvel no jardim ou quintal. Normalmente é rústico e muito utilizado como suporte de flores e plantas trepadeiras. Essa cobertura é um ótimo local para relaxar com a família e amigos.

Pergolado

É uma construção menos rústica, mais leve e que funciona como uma extensão da varanda. Ou seja, é fixado na casa. O pergolado tem a mesma função do caramanchão: um local pra relaxamento.

Gazebo

É uma cobertura pequena com o formato de um quiosque. O gazebo é encontrado em praças e jardins e pode ser feito com ferro, pedra ou madeira. Seu fechamento apresenta treliças ou vidro.

Agora que você já sabe diferenciar um caramanchão de outras estruturas, veja algumas inspirações para incorporar a peça ao seu jardim.

Caramanchão completamente florido

Um cantinho leve e arejado

Deck perfeito para descansar

Caramanchão redondo em madeira

Ótima solução para criar sombra na entrada

Sugestão coberta com telha de policarbonato

Tipo de caramanchão para varanda

Um cantinho moderno com churrasqueira gourmet

Uma inspiração para áreas grandes

Em conclusão, o caramanchão é uma estrutura versátil que valoriza determinados ambientes da área externa, dando destaque a caminhos, entradas de portarias, entradas de condomínios, espaços contemplativos com redes, restaurantes, como garagem e até para proteger varandas do excesso de sol com muito charme.

Agora que você já conhece toda a beleza e flexibilidade do pergolado caramanchão, já está pronta para fazer seu projeto! Continue acompanhando as novidades do nosso blog e descubra mais ideias inspiradoras no Instagram e no nosso site!