MARAVILHAS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

O mundo é tão vasto, que sempre há um novo lugar para conhecer, principalmente se tratando de maravilhas da arquitetura contemporânea. Alguns edifícios têm formas tão criativas e ousadas que mais parecem obras de arte, e por isso acabam se torando famosos pontos turísticos. Por outro lado, e além das construções do passado, como o Pantheon e o Taj Mahal, existem exemplares contemporâneos que são esplendidas, mas nem quase todas são listadas em reportagens de sites e revistas.

Aqui separamos, por exemplo construções exóticas e inspiradoras que vão fazer você querer dar volta ao mundo.

MARAVILHAS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA ZEITZ

maiores projetos de arquitetura

Fica na Cidade do Cabo, África do Sul. Trata-se do maior museu do mundo dedicado à arte contemporânea da África e sua diáspora. Essa, é outra das maravilhas da arquitetura contemporânea e foi construído em 2017, mas não é apenas a obra que encanta os visitantes, afinal, a vista a partir do edifício aponta para o oceano, para o vale da cidade e alguns picos de montanhas.

FILARMÔNICA DE HAMBURGO

maiores projetos de arquitetura

Foi construído em 2016, em Hamburgo, Alemanha. Acima de tudo, já chama a atenção por fora, com sua torre de vidro disposta sobre um grande e antigo depósito de tijolos. A leveza do material transparente encontra a robustez de um bloco compacto, ambos cercados por água em três lados.

A região onde o edifício foi erguido se converteu em um centro de vida social, cultural e cotidiana, tanto para os habitantes locais quanto para os turistas, por exemplo. Certamente, o complexo é composto por uma sala filarmônica, salão de música de câmara, bares, restaurantes e um terraço panorâmico que dá vista para o porto.

NATIONAL MEMORIAL FOR PEACE AND JUSTICE

Certamente, um dos motivos para incluir essa obra entre os maiores projetos de arquitetura está na relevância de sua proposta. Afinal, enquanto muitos espaços públicos exaltam o heroísmo de uma história, o motivo principal é dedicar a prestar homenagens às vítimas.

Aberto ao público em abril de 2018 e localizado em Montgomery, no estado Alabama (EUA), o projeto é do MASS Design Group. Certamente, ele é destinado ao legado da escravidão do povo negro, que, por muito tempo, foi humilhado pela segregação racial, por presunções de culpa e violência policial.

TAI KWUN CENTRE FOR HERITAGE AND ART

Inaugurado em 2018, esse centro para o patrimônio e a arte fica em Hong Kong, China. Certamente, trata-se do maior projeto de restauração da região, composto por 16 edifícios judiciais e policiais — muitos com cerca de 150 anos! — da época da colônia da coroa britânica.

O complexo de prédios históricos funcionava como principal magistratura e da mesma forma, delegacia e prisão local. No entanto, com sua desocupação em 2006, restaram vários terrenos abertos e uma coleção de construções únicas. Então, hoje, consideramos essa obra um pátio raro entre as áreas urbanizadas de uma cidade tão densa.

KING ABDULAZIZ CENTRE FOR WORLD CULTURE

maiores projetos de arquitetura

MARAVILHAS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

O projeto executado em 2017 em Dhahran, Arábia Saudita. Acima de tudo, com linhas orgânicas e formas nada convencionais, seu complexo é circundado por grandes vias e traz cinco volumes diferentes, incluindo uma torre central.

O centro King Abdulaziz está situado em uma região importante da cidade, onde o petróleo foi encontrado pela primeira vez. Assim, a proposta foi compor edifícios que seguissem a mesma linguagem do terreno e suas formações rochosas — um exemplo básico de inspiração no entorno e nos ambientes naturais.

A obra não é apenas um conjunto de prédios interessantes. Internamente, abriga vários ambientes úteis para a população e para os turistas, por exemplo, museu, sala de exposições, sala de projeção, auditório, biblioteca e centro de preservação de arquivos históricos. Como muitos lugares que promovem atividades culturais, também mantém áreas de lazer com café e loja de presentes.

TREEHOTEL

Treehotel, habitación con vistas al bosque ártico de Suecia

Localizado em Harads, na Suécia, o Treehotel  (2010) é um tipo de hospedagem que segue o estilo de casa na árvore — mas, com um toque a mais de luxo e inovação.

Acima de tudo, a justificativa para tanto destaque é simples: o hotel é composto por sete cabines com design moderno, elevadas entre 4 e 6 metros do solo e os criadores pediram que cada volume fosse criado por um arquiteto diferente.

O resultado? Quartos exclusivos e com composições únicas.

LOUVRE ABU DHABI

maiores projetos de arquitetura

O museu, localizado na capital dos Emirados Árabes, é um projeto de 2017, e certamente, vem atraindo a atenção de arquitetos pelo seu design inovador e pela posição à beira-mar.

Antes de tudo, é importante destacar que se trata de um dos três museus Louvre. No entanto, a proposta, nesse caso, era criar um alcance cultural entre um país ocidental e um país do Oriente Médio. Certamente, era de se esperar que o complexo abrigasse obras de diferentes continentes, com acervos antigos e contemporâneos.

ZARYADYE PARK

MARAVILHAS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Zaryadye Park

O próximo da lista dos maiores projetos de arquitetura é um grande parque e fica em Moscou, Rússia. A execução é recente, de 2017. A área fica em um terreno importante, próximo da Catedral de São Basílio, do Kremlin e da Praça Vermelha.

São cerca de 35 hectares que ocupam parte da porção central de Moscou. Então, sendo tão imponente, Zaryadye é o primeiro parque público de grande escala construído nos últimos 50 anos na cidade. O projeto é resultado de um concurso que contou com 90 submissões representantes de 27 países.

GOLDEN BRIDGE

maiores projetos de arquitetura

Surpreenda-se com uma ponte que parece suspensa por um par de mãos gigantes!. Essa, é outra das maravilhas da arquitetura contemporânea, e fica na região das montanhas de Da Nang, a 1400m acima do nível do mar. O endereço é Ba Na Hills, Vietnã, mais especificamente o retiro turístico de Thien Thai Garden.

Acima de tudo, o mais incrível nesse monumento conhecido como Golden Bridge é o aspecto das mãos. Apesar de sujas e com rachaduras semelhantes àquelas encontradas em antigas ruínas, elas são novas. Construídas em 2018, com suportes de fibra de vidro, tela de arame e acabamento em pátina, têm como objetivo atrair turistas para a região, por exemplo.

HOTEL MARQUES DE RISCAL

maravilhas da arquitetura
MARAVILHAS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
maravilhas da arquitetura

Este lindo edifício, de cobertura retorcida e colorida, em aço e titânio, é o Hotel Marques de Riscal. Ele está localizado na Espanha, na região de produção da Gran Reerva de Marqués de Riscal – como o próprio nome já diz. Certamente, seus tons de cores foram inspirados na embalagem e no conteúdo das garrafas de vinho. E seu formato é uma espécie de tradução das sensações e sentimentos evocados ao beber uma taça desta excelente bebida, por exemplo.

KUNSTHAUS GRAZ

maravilhas da arquitetura

Na Áustria, tem este belo exemplar que forma parte das maravilhas da arquitetura contemporânea. O Museu de Arte Moderna da cidade de Graz – o Kunsthaus Graz – também lembra um tipo de animal, com aberturas em forma de tentáculos. Seu projetista, Peter Cook, o resume, inclusive, como uma “construção biomorphous”. Certamente, a membrana azul, na parte externa, é ornamentada com luzes, que podem exibir imagens animadas. De fato, tudo parece contribuir para que o prédio “ganhe vida”.

EDIFÍCIO LÓTUS

Acima de tudo, a beleza poética desta arquitetura em forma de flor de lótus é, simplesmente, tocante. Se ela estivesse inserida em qualquer outra zona da cidade de Wujin, na China, não seria tão perfeito, por exemplo. Sobre um lago artificial, em meio a uma área verde muito bem planejada pela empresa Studio 505, o edifício em pétalas parece flutuar. E o mais surpreendente é que se trata de uma fachada cinética, ou seja, ela pode se mover, ficando aberta ou fechada ao longo do dia. Da mesma forma, quem conhece Buenos Aires, na Argentina, vai achar semelhança entre o Edifício Lótus e a Floralis Genérica, na Praça das Nações Unidas.

maravilhas da arquitetura
edificio Lotus, China
Edificio Lotus, China
Floralis Generica, Buenos Aires, Argentina

Em conclusão, são muitas maravilhas da arquitetura contemporânea que merecem um olhar mais atento, seja por conta de sua importância histórica, seja pela inovação presente desde o planejamento até a execução. A boa notícia é que vários destinos pelo mundo oferecem criações incríveis e inspiradoras, por exemplo, como essas.

Mas e você? Teve interesse especial por algum dos maiores projetos de arquitetura citados? Então, tenha em mente que todo espaço pode trazer contribuições a seus trabalhos. Para isso, é fundamental estar aberto a refletir sobre cada ideia, solução e novidade apresentada por outros profissionais.

Ainda não segue o nosso perfil nas redes sociais? Aproveite para fazer uma visita nos principais canais:

https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/