Isolamento térmico

O isolamento térmico como solução para os climas extremos

O isolamento térmico de casas é lembrado quando falamos de países frios na Europa, mas bastante esquecido nas construções brasileiras.

Acima de tudo saiba que mesmo em climas quentes como o nosso, o isolamento térmico é bastante necessário. Assim como ele é capaz de isolar o frio de temperaturas negativas, o isolamento correto pode deixar a casa mais fresca nos verões de mais de 30ºC no Brasil, diminuindo ainda o gasto com energia ao poupar o ar condicionado.

Quais são os materiais usados como isolante térmico?

Quando falamos de isolante térmico temos uma variedade de materiais e soluções que ajudam a manter a temperatura de um ambiente.

Certamente no mercado, existem os chamados isolantes térmicos industrializados.

Confira os mais usados:

  • lã de poliéster
  • lã de rocha
  • fibra de vidro
  • hidrossilicato de cálcio
  • manta de fibra cerâmica
  • perlita expandida
  • vidro celular
  • poliestireno expandido (isopor para isolamento térmico)
  • poliestireno extrudado
  • espuma de poliuretano
  • aglomerados de cortiça

Temos também soluções usadas em projetos arquitetônicos que atuam como isolante térmico, já que ajudam a manter uma temperatura agradável em ambientes de calor ou frio intenso.

Veja alguns exemplos:

  • pisos frios
  • manta de isolamento térmico
  • brises
  • cobogó
  • pisos flutuantes
  • telhado verde
  • telha com isolamento térmico

Isolante térmico: Lã de Poliéster

O isolamento pode ser feito, por exemplo, nas paredes e telhados. Se está pensando em construir, veja algumas opções de isolamento térmico que podem ser feitas.

Isolamento térmico para telhado

O Isolamento térmico para telhado é bastante comum em regiões com temperaturas extremas, por exemplo. 

Existe uma variedade de materiais usados como isolante térmico de telhado, desde os mais simples, como a cortiça, até aqueles usados na indústria. 

As telhas cerâmicas claras e termoacústicas (conhecidas como telha sanduíche) são exemplos de soluções simples que criam uma estética bonita na cobertura.

Além de serem usadas na telha sanduíche, as placas de EPS também podemos aplicar diretamente sobre alguns tipos de laje.

O material é um dos melhores isolantes térmicos, e podemos usar também em paredes

Isolamento térmico interno

Por outro lado existem outras formas de fazer o isolamento térmico da casa de forma interna. Materiais como a celulose e vermiculite são usados na forma de fibras ou flocos no interior da parede, por exemplo. 

Além disso, há ainda materiais isolantes úmidos, que são adesivos, como diversos tipos de espumas à base de poliuretano e poliscianurato, e também a mistura de fibras tradicionais – como celulose ou lãs minerais – com cola e água.

O isolamento térmico poliuretano também é um isolante térmico usado em obras residências e vários setores da indústria, por exemplo. Esse material é comercializado de várias formas, a mais comum é o formato de espuma, que facilita a aplicação.

O isolamento térmico para parede podemos utilizar tanto em obras de alvenaria como em outros sistemas construtivos, como Steel Frame e Wood Frame, por exemplo .

O uso de lã

As mantas de lã mineral, feitas de rocha ou vidro, são uma das soluções mais baratas na hora de fazer o isolamento térmico para parede. Então, elas também ajudam no isolamento acústico e são bastante resistentes. 

A lã de vidro costuma ser mais utilizada por ser um isolante térmico mais leve, mas a lã de rocha é mais recomendada em projetos que exigem maior performance acústica e resistência ao fogo.

O isolamento térmico para parede também podemos fazer com vermiculita expandida, um mineral encontrado na natureza constituído principalmente de hidrossilicatos de magnésio, alumínio, ferro e de outros metais em menor proporção.

Acima de tudo, quando submetido a processos industriais específicos, em altas temperaturas, perde água muito rapidamente e sofre expansão de até 15 vezes seu volume original, dando origem a espaços vazios que conferem à vermiculita Expandida grande “leveza” e propriedades de isolante térmico e acústico. 

Esse isolante térmico podemos usar em lajes e paredes, por exemplo. A vermiculita podemos aplicar dentro dos blocos cerâmicos, melhorando o desempenho térmico do material.

Isolamento térmico

Isolamento pelo exterior

O isolamento externo, feito no exterior da casa, também é possível. A forma mais comum é feita com painéis rígidos, como as placas de EPS – Poliestireno Expandido -,por exemplo, que são fixadas na parte de fora da parede, e a espessura destas placas varia conforme a necessidade de proteção térmica. 

Caso deseje manter um edifício com valor estético como ponto fixo, o projeto centrou-se na procura de soluções tecnológicas capazes de garantir um correto isolamento térmico. Então, foi previsto um sistema de isolamento em lã mineral respirável que, combinado com os contra-caixilhos isolantes das janelas, é capaz de garantir um excelente desempenho de isolamento térmico

Jardim vertical

Então para quem busca uma solução sustentável, os jardins verticais são a escolha certa. Além de contribuir para a decoração do ambiente, as plantas deixam o ambiente mais fresco, por exemplo.

Outros tipos de forro térmico para o teto

Ainda assim, na construção de um teto, é possível optar por outras formas de utilizar forro termico. Alguns materiais usados nas paredes – como as mantas – também podem ser úteis no assoalho, mas existem outras opções como membranas de alumínio, ou impermeabilizantes de cor clara

Então, qual tipo de isolamento pensou em fazer em sua casa? Compartilhe com a Cimentos Construtora!