Como Escolher o Piso para Ambientes Corporativos

Loja, escritórios, restaurantes, bares… Esses assoalhos precisam ser adequados para o fluxo de pessoas. Na hora de escolher, é importante ficar de olho em alguns fatores.

Como Escolher o Piso para Ambientes Corporativos? Além de bonitos, os assoalhos de estabelecimentos corporativos precisam ser resistentes, fáceis de limpar e funcionais. É preciso qualidade e durabilidade para resistir ao vai e vem intenso de sapatos (de salto, inclusive), da queda de objetos diversos, por exemplo.

Melhores Pisos para Lojas, Consultórios e Escritórios

Ambientes comerciais que primam pela reputação da sua marca precisa, sim, colocar beleza em primeiro lugar. Um lugar harmônico e bonito é o cartão de visitas do seu negócio, e precisa passar uma boa impressão assim os clientes chegam.
A ideia é sempre coordenar o padrão do piso com o restante do décor. Mas a funcionalidade deve vir de mãos dadas.

mesa reuniao escritório piso

Os pisos vinílicos são as melhores escolhas para este cenário. Este tipo de assoalho é a mais utilizada tendência entre arquitetos, decoradores e construtores. Tanto pelo seu custo, que é bastante equilibrado, quanto pelos seus benefícios.

Então para falar de pisos corporativos temos que saber que ele precisa ser fácil de limpar e desinfetar e, ao mesmo tempo, trazer uma sensação de calma e aconchego para os clientes.

Se falamos de pisos em consultorios também você deve ter em mente o conforto do paciente, as normas da Anvisa, o orçamento que possui, o design e a qualidade do material.

Como Escolher o Piso para Ambientes Corporativos? A seguir falaremos de algumas dicas:

Pense no conforto do cliente

Por exemplo, se falamos de um consultório medico você tem que saber que o que mais precisa transmitir é tranquilidade. Para isso, não basta um atendimento convidativo, mas a arquitetura também pode contribuir para essa sensação.

Nesse sentido, os pisos claros são mais interessantes. Afinal, deixam os ambientes mais leves e iluminados. Inclusive, podem passar a impressão de mais higiene e geralmente necessitam de menor manutenção que ospisos escuros. 

Caso seu consultório seja pequeno, o piso claro ainda criará um efeito de amplitude para o ambiente.

No que diz respeito aos tons, alguns mais favoráveis, segundo a psicologia das cores, são azul e verde. Afinal, transmitem harmonia e serenidade.

Escolha pisos fáceis de limpar

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher piso para consultório odontológico é a facilidade de limpeza do material.

Inclusive, uma das normas da Anvisa  para esses espaços é que os piso  precisam ser de materiais resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes.

Existem algumas opções mais fáceis de limpar no dia a dia, como é o caso dos pisos frios (cerâmica e porcelanato, por exemplo) e os  pisos vinilicos em manta.

Outra opção comum em áreas hospitalares e da saúde é o porcelanato liquido , já que não contém vincos, que podem acumular sujeiras.

Atente-se às normas da Anvisa

Além da limpeza, outra norma da Anvisa é que o acabamento dos pisos para consultórios deve tornar a superfície monolítica. Ou seja, sem ranhuras ou perfis estruturais aparentes.

Além disso, a absorção de água do piso (inclusive, nos rejuntes) não pode ser superior a 4%. Também não é permitido o uso de cimento sem aditivo antiabsorvente. Por essa razão, o piso laminado não é indicado para consultórios odontológicos.

Ainda em relação ao acabamento dos pisos, uma das normas é que o rodapé não pode ser arredondado, também para facilitar a higienização.

Não se esqueça da sala de espera

A sala de espera deve ser ainda mais confortável que o consultório. Afinal, é onde aguardamos, ansiosamente, pela chamada do dentista.

Por isso, um piso vinilico de madeira pode ser uma boa opção, já que os pisos brancos podem transmitir uma sensação de frieza. Aproveite a divisão dos espaços para usar diferentes tipos de piso.

Como Escolher o Piso para Ambientes Corporativos? Tipos de assalhos

Piso vinílico em manta

Os pisos vinilicos são duráveis, práticos de instalar e fáceis de limpar. Por isso, combinam bastante com locais que exigem mais assepsia.

Existem modelos com valor acessível, que não perdem no valor estético. Então, pode apostar nesse piso, para um ambiente lindo na parte interna e até na sala de espera, por exemplo.

Uma dica, no caso dos pisos vinílicos, é optar por um modelo em manta e com menos ranhuras, para evitar acúmulo de sujeiras. Outra vantagem é que eles não propagam fungos e bactérias, e são antialérgicos.

Outro cuidado é que eles sejam indicados para tráfego intenso ou uso comercial, já que muitas pessoas frequentam o local.

Porcelanato

O porcelanato  é uma excelente opção para a parte interna da corporação. Afinal, é um material extremamente resistente, que aguenta bem os aparelhos odontológicos.

Outro benefício do porcelanato é a facilidade de limpeza.

Por fim, é um material com várias opções de tons claros, que são mais tranquilizantes e fáceis de fazer a manutenção.

Cerâmico

Com excelente custo-benefício, o piso cerámico é ótimo para quem busca qualidade, sem perder na beleza. Essa aposta é resistente a ambientes com alto tráfego, além de durável.

Alguns modelos são antiderrapantes, o que pode ser uma vantagem para ambientes corporativos voltados para público idoso.

Piso vinílico de madeira colado

De tráfego moderado e instalação por cola, este piso vinílico é recomendado para consultórios e clínicas. Afinal, além de ser uma opção clara, que transmite harmonia, é fácil de limpar, durável e resistente.

Piso vinílico de madeira clicado

Para quem prefere o sistema por click, que é mais prático de instalar e higiênico, esse piso vinílico é recomendado para clínicas, consultórios e até mesmo hospitais. Além de tudo, é clarinho e bem aconchegante para os pacientes.

Piso vinílico de concreto

Caso busque uma opção para tráfego intenso, esse piso vinílico também é uma ótima opção para clínicas e consultórios, por exemplo. As placas são retangulares e instaladas com cola, o que garante facilidade na aplicação e limpeza.

Piso porcelanato bege

Outra opção para tráfego intenso e acabamento retificado (que requer menos espaçamento) é esse porcelanato bege. Além de garantir sofisticação para o ambiente, é resistente e fácil de limpar com água.

Piso emborrachado

O piso emborrachado é um tipo especial de piso muito utilizado nas mais diversas situações. O mais importante, é que é feito de material reciclado de borracha, sua principal propriedade é ser antiderrapante. Por si só, essa característica já evita diversos acidentes que podem ocorrer todos os dias, especialmente em áreas úmidas, por exemplo.

Acima de tudo, o piso emborrachado possui frestas de drenagem entre suas peças, permitindo que a água passe e não fique acumulada no próprio piso. Ou seja em áreas externas, isso significa maior durabilidade, evitando fungos e bactérias.

Em primeiro lugar empresas que trabalham com água em suas rotinas podem se beneficiar deste tipo de piso nas áreas úmidas. Além de ser antiderrapante, o piso emborrachado ainda é capaz de absorver impactos, sendo mais seguro em diversas situações.

Parques de diversões são um bom exemplo, já que a segurança dos clientes, especialmente das crianças, deve ser um dos principais valores da empresa.

Carpetes: Tradicional, Mas Modernizado

Os carpetes, há décadas muito populares em escritórios, oferecem conforto térmico e eliminam o barulho de passos. Por isso é vantajoso sobretudo em prédios, eliminando o desconforto dos ruídos que vazam de um andar ao outro.

Por outro lado, esse revestimento requer manutenção periódica, e é muito importante mantê-lo sempre limpo, para não causar alergias que podem refletir na frequência de alguns funcionários.

Em conclusão Como Escolher o Piso para Ambientes Corporativos no devería ser dificil. Na arquitetura dos pisos corporativos, a escolha é um tópico que não pode passar batido de forma alguma! Faça uma boa pesquisa, e depois disso tenha um catálogo de referências e consulte-nos para te indicar o tipo e o material perfeitos para o seu caso.