Câmeras de Segurança

Ficar de olho na reforma ou construçaõ da sua casa por dentro e por fora é mais fácil e sem complicações, especialmente se você sabe as vantagens das câmeras de segurança, sobre tudo para instalar nos locais mais importantes e assistir remotamente.

Principal objetivo das câmeras de segurança

Em primeiro lugar, a grande motivação para o uso de câmeras de segurança no setor da construção civil parte de uma informação que gera um pouco de preocupação.

O alto índice de acidentes no mercado brasileiro, em especial o setor de construções é de fato muito preocupante, porque ele cresce de forma contínua e as ações preventivas não tem dado muito resultado.

Da mesma forma, existem estudos desde 2012 que no país tem acumulado mais de 5 milhões de acidentes de trabalho. Isso totaliza em dinheiro aproximadamente 90 bilhões de reais, com gastos em afastamentos no geral.

Câmeras de segurança como parceira da construção civil

Acima de tudo, a construção civil começa a utilizar câmeras de monitoramento em seus canteiros de obras com diversas finalidades. O sistema permite observar o desenrolar das atividades, identificando erros e negligências, e gravando em vídeos para treinamento, por exemplo. É também ferramenta de segurança, ao evitar assaltos e incidentes, por exemplo. 

O acompanhamento das obras é uma atividade inerente aos serviços prestados por um arquiteto. Muitas vezes, no entanto, exige o deslocamento do profissional até o canteiro para intervenções pontuais, que poderiam ser realizadas de um jeito mais ágil e prático. A utilização de câmeras de segurança é uma maneira de facilitar, por exemplo, esse monitoramento.

Por meio de uma câmera de segurança, o arquiteto consegue verificar o andamento do projeto, compartilhar vídeos com clientes e orientar sua equipe. Tudo isso de forma rápida, agilizando a tomada de decisões e prazos de resposta, além disso pode verificar em tempo real, de forma online, uma série de aspectos, como o cumprimento do cronograma, o rigor na execução dos trabalhos, a postura dos profissionais no canteiro de obras, além de controlar a entrega de materiais e o estoque.

Há, ainda, um ganho importante para o cliente, já que o arquiteto pode compartilhar o acesso às imagens. Assim ele também pode acompanhar de perto tudo o que está ocorrendo no dia a dia da obra. Mas, o mais importante, é que a interação entre arquiteto e cliente fica mais fácil, evitando problemas como dificuldades de comunicação ou de agenda, quando ambos precisam estar juntos no local.

Então os clientes podem acompanhar em primeiro lugar, ao vivo, 24h por dia, a construção dos apartamentos através de câmeras de alta resolução, e em segundo lugar a evolução da obra pode ser vista de qualquer dispositivo móvel, de qualquer lugar do mundo.

Por que investir em câmeras de segurança?

Portanto o monitoramento em tempo real traz inúmeras vantagens para organização e execução da obra. Entre eles:

  • acompanhamento dos prazos;
  • verificação da qualidade na execução dos trabalhos;
  • maior rigor em obras muito específicas, como franquias;
  • controle de estoques;
  • supervisão do dia a dia da obra;
  • otimização do tempo;
  • gerenciamento de métricas;
  • melhor comunicação com clientes e equipes de trabalho;
  • compartilhamento de detalhes da obra com clientes e profissionais;
  • aumento da produtividade;
  • garante maior segurança;
  • redução do retrabalho;
  • diminuição do risco de acidentes;
  • aumenta a segurança jurídica em caso de litígios.

Conheça os benefícios das câmeras de segurança

É importante, por exemplo, garantir que normas de segurança do trabalho sejam cumpridas, entre elas, o uso adequado de equipamentos de segurança.

Há, ainda, controles relacionados aos custos, que envolvem o uso correto de materiais e a preservação dos estoques. Profissionais que buscam melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, por exemplo, conseguem verificar a evolução quanto ao uso de recursos, produtividade, absenteísmo, entre outros pontos com uso de sistema de monitoramento.

Da mesma forma, o monitoramento constante gera um efeito de dedicação maior por parte dos profissionais que estão envolvidos e trabalhando na obra. Esse é um mecanismo que permite a avaliação do trabalho desempenhado pelos colaboradores e tende a estimulá-los a produzir com mais qualidade, precisão e no tempo certo.

Além disso, os arquitetos estão sujeitos a responsabilização civil em caso de falhas no projeto ou prejuízos contra clientes e trabalhadores. Um processo trabalhista é um bom exemplo: como garantir que todas as exigências legais foram atendidas integralmente, por exemplo?

Então, se um colaborador se acidentar durante o trabalho, mesmo tendo todos os recursos, condições e orientações necessários à sua segurança, é possível comprovar que o risco foi gerado por imperícia dele. Vale a mesma regra quanto às demandas que podem surgir por parte do cliente.

A reflexão a ser feita sobre adotar uma solução como essa deve ser ponderada, colocando no papel todos os riscos e dificuldades a serem enfrentados no dia-a-dia e compará-los com os benefícios que o sistema tem a oferecer.

Ele atende às suas necessidades? Reduzirá custos com retrabalho e perda de materiais? Oferece a garantia jurídica, evitando elevados custos judiciais? Então, você tem a possibilidade de fazer um investimento relativamente baixo para os resultados que oferece.

Em resumo as câmeras de segurança permitem

Mostrar a evolução da obra para seus clientes, investidores e equipe.

Monitorar e compartilhar o andamento do projeto.

Cumprir as exigências de prazos e especificações contratual.

Os engenheiros podem fazer a verificação da qualidade  e realizar  controle de materiais recebidos na obra através das fotos.

Auxiliar a  equipes de vendas e marketing, que podem mostrar aos clientes a evolução do empreendimento.