Projeto de iluminação

Qual a importância do projeto de iluminação?

Podemos escolher a decoração da sala de estar com atenção especial a todos os detalhes do mobiliário. Mas se não pensar também no projeto de iluminação, certamente não terá o mesmo efeito ao tentar criar um ambiente agradável, confortável e acolhedor ou até mesmo um ambiente mais dramático e surpreendente. 

Se você não vê tanta importância ou razão o suficiente para planejar a iluminação de sala de forma estratégica, talvez precise de inspiração para compreender melhor essa função. Isso porque um bom projeto de iluminação é capaz de transformar uma sala fria e comum em um espaço aquecido, temático e onde as pessoas sentem prazer em estar.

Iluminar um ambiente é muito mais do que apenas colocar lâmpadas para que seja possível enxergar no escuro. A verdadeira iluminação para sala vai fazer parte da decoração, destacando móveis, paredes, objetos decorativos e criando um clima especial. A beleza das luminárias também conta, assim como sua discrição. Dessa forma, podem apenas cumprir com sua função primária de rebater a luz ou podem ser os próprios objetos decorativos.

Como fazer um projeto elétrico residencial

O planejamento elétrico de uma casa é de extrema importância para quem quer evitar futuros contratempos e dores de cabeça. Para que isso seja feito com excelência, é necessário que o projeto seja feito por um profissional capacitado a fazer a instalação elétrica residencial de baixa tensão.

O que é um projeto elétrico residencial

O projeto elétrico residencial nada mais é uma representação gráfica e escrita da instalação de eletricidade e todos seus detalhes. Este detalhe escrito é o responsável por determinar o porte da instalação, estabelecer circuitos e especificar os materiais que usaremos na obra.

Além disso, a partir do projeto que definimos os pontos de luz e eletricidade da edificação. A partir de uma avaliação das necessidades de cada ambiente e dos possíveis aparelhos eletrônicos que instalaremos.

Quais as vantagens?

Como todos os outros projetos, o projeto elétrico oferece algumas vantagens, como:

  • Maior segurança: pois reduz as chances de curtos circuitos e sobrecargas no sistema.
  • Redução de custos: Nos pensamos todas as partes do circuito exatamente de acordo com a necessidade de cada cliente e com as normas. Logo só compraremos o que realmente utilizaremos. 
  • Orçamento realista: realizamos o dimensionamento das instalações. Então vamos gerar quantitativos de todos os materiais que utilizaremos É feita uma lista de materiais, assim o orçamento não sofrerá alterações no decorrer da execução.
  • Instalações dentro das normas: o projetista terá o cuidado em atender toda as normas vigentes. 

Quem pode fazer?

Os engenheiros eletricistas realizam os projetos elétricos que requerem um circuito de alta potência e instalações mais complexas. Engenheiros civis e arquitetos, realizam as instalações residenciais e as de baixa potência.

Projeto elétrico residencial

Como é feito?

Ele leva em conta a planta da construção e as necessidades do cliente. Procurando o maior conforto e segurança dentro da construção. Iniciamos ele geralmente logo a após a conclusão do projeto arquitetônico. Para isso, deve ser feita uma reunião com os clientes para que o projetista possa entender as necessidades do cliente. Assim já se pode definir algumas questões, como: os principais pontos de tomadas, como será a iluminação e também entender as necessidades mais específicas do cliente.

projeto-eletrico

Veja como as cores da iluminação podem afetar um ambiente

Loja na Rússia combina iluminação e cores na escada translúcida.

Qualquer cor, a qualquer hora. A tecnologia LED permite mudar o tom dos ambientes com o simples toque de um controle remoto, oferecendo sustentabilidade e dinamismo aos mais variados projetos. Quartos, salas de aula, restaurantes, boates, piscinas, aviões… Vale tudo!

Inspire-se com a gama de possibilidades e confira as dicas de aplicação de efeito cromático que preparamos pra você.

imagens via Pinterest
imagens via Pinterest

Branco (ou luz fria)

Tom neutro, muito utilizado para dar a sensação de amplitude, atenção e limpeza aos ambientes. Bastante usado em escritórios e áreas de trabalho da casa como cozinha e lavanderia. É uma temperatura de cor que desperta e nos ajuda a manter o foco nas atividades.

Nas imagens acima, a iluminação branca aparece embutida, proporcionando uma sutil iluminação indireta.

Por considerarem a escala RGB, os LEDs conseguem produzir um branco mais puro e há opções no mercado entre tons frios e mais quentes.

kSGDC

Amarelo (ou luz quente)

A luz na temperatura de cor quente, aquela amarelinha, é uma luz que acolhe e relaxa. Muito utilizada para iluminar áreas de descanso como o quarto, e de convívio, como a sala de estar. Traz um ar aconchegante ao espaço, tendo efeito contrário a luz branca, que desperta e anima.

Laranja

Cor dinâmica e viva. Segundo psicólogos, tons alaranjados produzem um efeito cromático que estimula a área do cerébro responsável pela comunicação. Logo, é indicada para espaços de convivência, como sala de jantar e visitas.

Matizes suaves, como pêssego, deixam o ambiente aconchegante, enquanto tonalidades mais intensas sugerem estabilidade.

A imagem mostra uma área reservada com iluminação especial em uma capela nos Estados Unidos.

Vermelho

Estimula as áreas de relacionamento afetivo e sucesso, mas deve ser usada com precaução, já que em excesso pode incitar a irritabilidade e nervosismo. Em domicílios, recomenda-se o uso em ambientes mais íntimos ou direcionado a itens de destaque.

A iluminação da escada deste shopping em Washington combinou tons variados de vermelho, magenta e coral para atingir o equilíbrio.

Violeta

Essa é uma das cores com aplicações mais curiosas. Apesar de ser muito utilizada em dormitórios e projetos direcionados ao público feminino, a iluminação em tons de púrpura está presente na ambientação de aeronaves, devido as suas propriedades relaxantes.

O sossego e a calma também são associados a essa nuance. Em aplicações mais escuras, sugere mistério e dinamismo.

Azul

O azul tem sido ligado a emoções de plenitude e liberdade há muito tempo. Os usos podem variar muito de acordo com as matizes. Azul claro, por exemplo, é recomendado para ambientes calmos.

Alguns decoradores chegam a afirmar que a pintura ou aplicação de iluminação indireta em tons suaves pode tranquilizar crianças agitadas. Matizes mais escuras sugerem produtividade e poder. Na foto, a iluminação azul realça o maquinário de um centro de computação sueco.

Verde

Certamente é uma cor que remete automaticamente à natureza. Representa cura e esperança. Muito utilizada na iluminação de jardins e piscinas, por realçar os tons naturais, por exemplo.

Neste caso o LED é imprescindível, já que é resistente à água. Além disso, nos ambientes internos, o verde é usado em tons mais claros, geralmente em banheiros.

Dicas

Em primeiro lugar, lembre-se de adequar as condições de iluminação às sensações que deseja transparecer em cada ambiente, e confira se a luz aplicada combina com seus itens de decoração. Outra dica é evitar grandes contrastes e a monocromia total, por exemplo.

Em aplicações atrás de objetos e principalmente em itens que projetam luminosidade e imagens, procure por uma fonte menos intensa para evitar interferências e desconforto visual.

Em conclusão

Tudo isso traz agilidade na hora da construção. Evita possíveis ocorrências como esquecer de colocar tomadas em algum cômodo, não colocar tomadas suficientes para que o ambiente seja funcional, colocar tomadas na altura errada, má distribuição da fiação para a caixa de energia, entre outros.

Em conclusão o projeto elétrico é de suma importância para grandes e pequenas obras. Visto que ele nos fornece garantia de um serviço seguro, eficaz, além de representar uma considerável economia para a execução da obra.

Visite nossos sites

Em conclusão, confira mais das nossas obras e projetos, e inspire-se. Tudo o que precisa para realizar o seu sonho de construção e reforma.

CONSULTE

Confira nossos perfis na mídia:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/