O Paisagismo no projeto arquitetônico

Qual a importância do Paisagismo no seu projeto Arquitetônico?

Certamente o paisagismo pode transformar e encantar qualquer espaço. E, o melhor, representar melhores ganhos na hora da venda do imóvel, por exemplo!

Primeiramente, todo bom projeto arquitetônico é reconhecido pelo cuidado dado aos detalhes. Durante muito tempo o paisagismo foi visto como um destes detalhes, mas de tão marcante hoje se tornou um aliado importante para valorizar e humanizar qualquer ambiente comercial ou residencial. A ideia torna as casas mais acolhedoras, lojas e escritórios mais atraentes, e até mais produtivos, por exemplo. Isso é devido ao efeito tranquilizante que sua ambientação causa nas pessoas, por exemplo.

Pesquisas mostram um aumento na valorização do imóvel residencial para empreendimentos com jardins bem cuidados, contra uma desvalorização do bem com áreas verdes abandonadas, por exemplo. Ou seja, além do retorno do investimento você ganha um espaço de lazer bonito para aproveitar com a família e amigos. Ou ter como ambiente de trabalho.

Certamente, o pouco espaço não é desculpa para não ter um jardim. Se faltarem metros quadrados, as plantas podem subir pelas paredes, por exemplo. Os jardins verticais podem ter formatos variados e abrigar diferentes espécies.

O que é um projeto de paisagismo?

Então, um projeto de paisagismo é um desenho com todas as informações necessárias de como será executado o trabalho.  Que tem como objetivo gerar um ambiente cuja a arquitetura e a natureza estejam em plena harmonia.

Portanto, para elaborar um projeto de paisagismo é preciso ter conhecimento não só de botânica, mas também de arquitetura.

Paisagismo ou jardinagem?

É usual que as pessoas acreditem que o projeto de paisagismo e jardinagem são sinônimos. Embora o primeiro englobe o segundo são coisas distintas. Resumidamente, pode – se dizer que o paisagismo é a elaboração e planejamento da área verde e a jardinagem é a execução.

Ou seja, um projeto paisagístico cria espaços funcionais, úteis e tecnicamente viáveis, considerando o projeto arquitetônico, o solo e o clima do local e espécies vegetais adequadas.

Já a jardinagem refere-se a parte do trabalho com a vegetação, como o cultivo das plantas e manutenção do jardim.

 O paisagismo se funde às construções, realçando suas formas, disfarçando as imperfeições, rompendo a rigidez dos materiais e suavizando o dia a dia de trabalho. E em uma era de conscientização global para a manutenção de um planeta sustentável com mais qualidade de vida, os jardins verticais, telhados verdes e aplicação do verde em diferentes ambientes se tornaram quase que obrigatórios.

Conclusão

Portanto, como você percebeu, um projeto de paisagismo vai muito além que somente escolher plantas e vasos. Ele é um convite à permanência no local e, portanto, deve ser um espaço funcional e relaxante.

Afinal ele é responsável por proporcionar uma qualidade de vida que só o contato com a natureza pode oferecer!

Visite nossos sites

Em conclusão, confira mais das nossas obras e projetos, e inspire-se. Tudo o que precisa para realizar o seu sonho de construção e reforma.

CONSULTE

Confira nossos perfis na mídia:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/