Arquitetura comercial

Arquitetura comercial: uma tendência que chegou para ficar!

Certamente, uma arquitetura comercial de qualidade pode estimular o consumo, melhorar a experiência do cliente e valorizar o produto ou serviço que está sendo vendido.

Com os consumidores modernos cada vez mais exigentes, muitos empresários e comerciantes passaram a entender a importância de um bom projeto de arquitetura para seus estabelecimentos. Graças a isso, a arquitetura comercial é um nicho que vêm crescendo e se desenvolvendo cada dia mais. 

Restaurante Siji
Loja Neeche

O que é Arquitetura Comercial?

Arquitetura Comercial é o projeto de edifícios e estruturas para uso comercial. O arquiteto comercial maximiza a funcionalidade dos espaços, combinando design de interiores e tecnologias de ponta para atender às necessidades de um determinado negócio.

Além de ser responsável por projetar, coordenar, executar e acompanhar as obras, ele busca capturar esteticamente a cultura organizacional e aumentar a eficiência operacional.

Showroom Sense Bike

Loja Modelo – Fast Shop

Arquitetura Comercial: um segmento em alta

A experiência de compras está cada vez mais complexa. Com tantas alternativas e conveniências à disposição, como atrair os clientes para sua empresa e estimulá-los a comprar seus produtos e serviços?

Carmo Coffe

Melhora a experiência do cliente

Em primeiro lugar, a maneira como o mobiliário é disposto deve levar em conta o espaço por onde o cliente transita e quais pontos de contato ele terá com a marca nesse caminho. Cada pequena interação é uma oportunidade de negócio e, através da distribuição espacial, a arquitetura comercial ajuda a potencializá-las.

Além disso, certas características do ambiente, como paleta de cores e iluminação, despertam sensações específicas no cliente. Cheiros e sons também fazem parte do pacote, e nos levam a associar certas experiências com a marca.

Além de melhorar a acessibilidade, isso pode aumentar o movimento e o tempo que o cliente fica nas lojas, por exemplo.

Botoclinic
Edificio Blumenthal

Estimula o consumo de produtos e serviços

Espaços bem organizados e produtos de qualidade já não são suficientes para estimular o consumo. O cliente contemporâneo é exigente e demanda experiências cada vez mais pessoais, personalizadas e com atenção aos detalhes.

Mas como a arquitetura comercial pode viabilizar isso? Além de incorporar a identidade visual da empresa de maneira marcante, um projeto bem pensado ajuda os clientes a trilhar o caminho dos seus objetivos comerciais.

Por isso, seja aumentar o número de vendas, movimentar um produto parado ou subir o valor médio gasto pelo cliente, esse ramo da arquitetura traz inúmeras vantagens para o comerciante.

Emporio San Piertro

Identidade visual da empresa 

A identidade visual da marca — conjunto de elementos gráficos que transmitem valores e princípios da organização — é parte fundamental na concepção de projetos de arquitetura comerciais.

Por isso, projetos de arquitetura comercial inteligentes usam a identidade visual da marca em todo o processo criativo. Dessa forma, o público-alvo pode reconhecer o estabelecimento com maior facilidade.

Mohr Life – resort

Fachadas  ideais

Mula Preta

Estudar a fachada é um dos pontos mais importantes do projeto de arquitetura comercial. É importante buscar formas de chamar a atenção do público sem agredir visualmente seus vizinhos.

Ela também precisa ter harmonia entre as cores, texturas, iluminação e os elementos da identidade visual, como banners, displays, totens, placas informativas com preços e setores, e sinalizações (saídas, escadas, extintores, elevadores, por exemplo). 

Torres corporativas

Experiências diferenciadas

Os consumidores modernos não buscam apenas produtos, mas experiências que os aproximem da marca. Sendo assim, para realizar um projeto de arquitetura comercial inteligente, é preciso criar ambientes onde o consumidor tenha uma experiência de compra mais complexa

Em uma loja de jogos e equipamentos eletrônicos, por exemplo, é interessante investir num projeto em que o consumidor se sinta dentro de um jogo. Isso pode ser alcançado a partir de uma arquitetura diferenciada, com cores e decoração específicas, e uma apresentação do projeto em 3D, por exemplo.

Loja UNIQULO

Em conclusão

Em resumo, tudo isso nos mostra que a arquitetura comercial é muito importante para projetar espaços comerciais e melhorar a experiência de compra do consumidor. Como vimos, para além do espaço físico, o perfil do público-alvo e a identidade visual da marca são fatores igualmente importantes e considerados nesse ramo.

Então, agora que você conhece a importância da arquitetura comercial, descubra como juntos podemos apresentar um projeto de sucesso! 

Em conclusão, confira mais das nossas obras e projetos, e inspire-se. Tudo o que precisa para realizar o seu sonho de construção e reforma.

Confira nossos perfis na mídia:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/