Sistema de irrigação de jardim

Escolha do seu sistema de irrigação de jardim

O sistema de irrigação de jardim certo para sua casa deve ser confiável e bem conservado. Deve trazer beleza, alimentação saudável e eficiência hídrica à sua vida e à do seu jardim.

Para tanto, adotar um sistema de irrigação pode ser uma ótima opção.

Principais sistemas de irrigação para jardins

Investir no sistema de irrigação correto para seu jardim te ajuda a melhorar a saúde das suas plantas e a visualização geral do seu espaço verde.

Existem alguns tipos de irrigação para jardins que regam a suas plantas por igual como a água de chuva e ainda economizam água. 

Apesar de uma variedade de opções quanto a sistemas de irrigação, é muito importante avaliar a eficiência dos mesmos.

Entenda cada sistema:

Irrigação com mangueira para quintais amplos

Para molhar um jardim amplo e com muitas plantas, será preciso de uma mangueira que acabe sendo vantajosas se você precisa irrigar uma área muito grande.

Irrigação por gotejamento

A sensação de irrigar o jardim uma ou duas vezes ao dia é muito prazerosa. Mas quanto mais plantas você tem, mais tempo irá precisar para essa tarefa, e pode ser que falte tempo para outras funções igualmente importantes no quintal, como adubar, eliminar folhas velhas e podar. Por isso, talvez seja hora de buscar algo mais prático e, para isso, você pode usar a irrigação por gotejamento. Esse método lança pequenas quantidade de água na raiz das plantas, proporcionando eficiência e economia.

Irrigação por programadores automáticos

Se você quiser programar os dias da semana, a hora, os minutos e até a quantidade de água a ser aplicada nas plantas, pode instalar um programador de torneira. Certamente existem modelos que funcionam a pilha e podem ser plugados diretamente na torneira ou ao sistema de microirrigação e programa para a rega.

As funções desse aparelho são ideais para quando você precisa viajar, mas quer manter seu espaço verde regado, bastando programar o aparelho e deixar a torneira ligada. Quando não está em funcionamento, o programador bloqueia a saída de água, evitando desperdício.

Existe ainda o programador de automação elétrica, que funciona de acordo com uma programação feita por um aplicativo de celular, conectado à internet. Ele funciona como um temporizador wi-fi e você determina que partes do jardim irá irrigar, os dias, os horários e por quanto tempo, em função das necessidades das plantas e até da previsão meteorológica.

Irrigação por aspersão

Sabe aquela chuvinha fininha e abençoada que traz a alegria da natureza, e do seu jardim? Pois é esse o efeito do sistema de irrigação por aspersão, que espalha gotículas de água na superfície, de maneira contínua e uniforme, simulando uma cortina de chuva.

Existem no mercado diferentes categorias: os microsprays, os aspersores spray, os aspersores rotores e os aspersores de impacto.

Os microsprays servem para irrigação de baixo volume, pois emitem “chuvinhas” localizadas a curta distância, em áreas pequenas.

Já os aspersores spray servem para molhar áreas com maior distância, de 4 ou 5 metros. Eles são usados em áreas gramadas maiores e instalados de forma que um spray molhe uma área até onde alcança a área do spray seguinte, criando uniformidade na “chuva” e cobrindo todo o espaço verde. A instalação do produto exige mão de obra especializada, já que ficam enterrados no solo, junto com a tubulação.

Os aspersores rotores cobrem áreas de 6 a 13 metros. Já os aspersores de impacto, cobrem áreas de até 30 metros.

Em conclusão

Em conclusão, cada sistema de irrigação possui sua vida útil, seu valor e benefício

Se a água é tão importante para manter a saúde das plantas, sua falta ou excesso pode prejudicar e até matar a plantinha. Por isso, um sistema de irrigação de jardim é papo sério e a gente vai ajudar você a garantir que essa etapa dos cuidados com suas plantas seja feita com sucesso.

Então, o melhor sistema de irrigação tem retorno garantido.

Confira nossos perfis na mídia:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/