Materiais e acabamentos para portas de interior

Tipos de materiais e acabamentos para portas de interior


Certamente, as portas são as maiores responsáveis pela boa circulação em uma residência e podem render uma entrada de impacto. A escolha das portas é um passo importante em qualquer projeto e, por isso, preparamos esta seleção dos tipos de materiais e acabamentos para portas de interior para que você escolha o melhor para o seu projeto. Confira a seguir!

Materiais para portas interiores


Porta de ferro


A porta de ferro é uma escolha muito comum para projetos residências menos sofisticados. Devemos usar esse modelo de porta em locais pouco expostos a umidade, já que o ferro se oxida muito facilmente. É possível encontrar portas interiores de ferro de vários modelos, desde os mais simples, totalmente fechados, até os modelos mais sofisticados, com partes em vidro.
Podemos usar a porta de ferro na cozinha, área de lazer ou na área de serviço e não é a melhor escolha para ambientes como salas, quartos ou banheiros. Para que uma porta de ferro tenha maior durabilidade precisa receber manutenção e pintura constantes.


Porta de madeira


As portas interiores de madeira são elegantes, bonitas e muito resistentes. Encontradamos, também, nas opções ocas, semiocas ou maciças. As portas maciças que são, geralmente, usadas como porta de entrada, já que são mais resistentes e duráveis. Já as semisólidas e as semiocas são usadas em espaços internos como quartos, escritórios e cozinhas, por exemplo.
Assim como a porta de ferro, a porta de madeira não deve ser instalada em locais úmidos, pois a umidade acaba por deformar o material, resultando na diminuição da capacidade de vedação.
Portas internas de madeira tradicional exigem manutenção constante e, antes da instalação, deve receber uma pintura de verniz .


Porta de alumínio


Leves e muito duráveis, as portas internas de alumínio são, também, usadas em cozinhas, banheiros, corredores externos e outros espaços da casa sujeitos à umidade, uma vez que esse material não oxida em contato com a água da mesma forma que o ferro. Portas de alumínio também são muito usadas em varandas e em áreas de lazer. Esse modelo de porta é mais caro que portas de ferro ou de madeira, no entanto exige menos manutenção.
Existem muito modelos de portas de alumínio para projetos mais sofisticados, porém modelos populares são pouco comuns. Além disso, é possível encontrar portas de alumínio com acabamentos brilhantes ou pintados em cores como branco, bege ou cinza.


Porta de fibra de vidro ou porta de PVC


Se você deseja uma porta com aparência semelhante a madeira, mas que exija menos manutenção considere comprar portas interiores de fibra de vidro ou de PVC para o projeto da sua casa.
Encontramos as portas de fibra de vidro ou PVC em vários tons ou podemos pintá-las com diferentes cores, a sua escolha. Esse tipo de porta, em geral, é mais durável do que as tradicionais portas de madeira e geralmente resistem bem a arranhões e pequenos amassados.


Acabamentos para Porta de Quarto


Existem vários tipos de acabamentos para uma porta de interior. Fizemos uma lista com os mais utilizados:


Revestimento Melamínico


É um acabamento com pintura especial em resina que deixa a porta com aspecto homogêneo.
O revestimento melamínico esta sendo cada vez mais utilizado em portas de quarto e tem ótima qualidade e resistência contra riscos.

Verniz


O verniz é o acabamento mais utilizado nas portas de interior. Existem diversos tipos de vernizes que deixam a porta na tonalidade desejada.
Além disso, o verniz tem como vantagem o preço mais acessível e a facilidade na aplicação.

Pintura

A porta interior também pode ser pintada da cor desejada. Geralmente, a cor mais utilizada é a cor branca que deixa a porta com aspecto visual bem elegante.
Em alguns casos utiliza-se pinturas especiais como o “laqueamento” que é um tipo de pintura parecida com a de automóveis e que tem como objetivo deixar a porta com aspecto bem liso e brilhante.


Em conclusão, importante na hora de escolher o modelo da sua porta é levar em consideração o estilo da sua decoração, o espaço disponível e também seu orçamento.
Agora que você já conhece as principais portas do mercado, consulte-nos e faça a melhor escolha para a sua casa.

Confira nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/