Casa de esquina

Casa de esquina

Em primeiro lugar, ter uma casa de esquina é o sonho de muita gente. Terrenos que ficam localizados na junção de duas ruas ganham características específicas que os tornam bastante atrativos para vários tipos de projetos. Por exemplo, as casas de esquina possuem maior valorização no mercado imobiliário, o que pode tornar seu preço um pouco maior do que as demais. Porém, o comprador deve levar outros aspectos em consideração .

Ademais, analise os pontos negativos das casas de canto, não somente suas vantagens. Pense se os custos de manutenção cabem no seu orçamento e se os inconvenientes não superarão os benefícios. Assim, você pode escolher a casa perfeita para você

Quais são as ventagem de uma casa de esquina?

Um terreno de esquina ocupa duas vias, permitindo ousar mais na estética dos projetos arquitetônico e paisagístico.

Por outro lado, a área construída tende a ser menor que a taxa de ocupação disponível em um terreno padrão.

Com tantas especificidades, antes de fechar negócio é preciso conhecer os prós e contras desse tipo de imóvel.

Flexibilidade para o projeto

Se você pensa em comprar um terreno para construir, uma vantagem do lote de esquina é a flexibilidade proporcionada. Isso ocorre pelo fato de é possível aproveitar melhor cada espaço deste tipo de terreno, sem se preocupar com outras casas ao redor. Assim, o projeto arquitetônico tem maior liberdade para aprimoramentos estéticos, como a composição de duas fachadas e criação de jardins — o que valoriza a construção.

Maior sensação de privacidade

Em primeiro lugar, muitos consumidores preferem casas de canto por terem nelas maior sensação de privacidade. Primeiramente, por se afastar um pouco das demais casas com vizinhos ao lado. Logo, esse tipo de propriedade oferece uma margem privativa geralmente maior do que as demais construções.

Ventilação e iluminação

Certamente, as casas de esquina, devido a sua localização, possuem maior ventilação do que as demais. Há menos bloqueio de luz natural e ventilação, o que pode ser trabalhado no projeto arquitetônico de modo a favorecer os ambientes internos da construção.

Possibilidade de investimentos imobiliários

Dependendo das permissões da formatação do bairro, o terreno de esquina, certamente, pode conter até três casas construídas. Os terrenos do meio do quarteirão só podem receber até duas casas. Para quem pensa em investir em imóveis, isso pode ser interessante. 

Vista privilegiada

Por ter duas fachadas, o lote de esquina possibilita criar mais cômodos com vistas privilegiadas para a natureza ao redor do imóvel. Caso decida morar perto da praia, esse é um diferencial e tanto!

Casa de esquina: desvantagens

De forma geral, as casas de esquina são mais valorizadas, porém também há desvantagens a considerar. Por exemplo:

  • Maior tráfego de pedestres e trânsito, o que pode gerar barulhos dentro da casa. Para resolver o problema, o morador poderá ter que investir em um isolamento acústico; 
  • .Recuo: Se por um lado a casa de esquina permite um projeto elegante, o recuo do imóvel até a rua pode ser uma dor de cabeça, pois o imóvel deve ter um recuo na lateral da rua, o qual precisa ser de dois a três metros, de acordo com o zoneamento. No terreno do meio esse recuo é só um metro e meio;
  • Maior custo de manutenção, pois o a casa de esquina envolve os custos da construção do muro na maior parte do terreno e das calçada
  • Valor do IPTU: Como os terrenos de esquina normalmente são maiores, o valor do imposto cobrado pelo governo (IPTU) é maior se comparado às casas de meio de quarteirão. Portanto, se organize financeiramente para evitar contratempos.

Confira as nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/