Jardim Zen

Dicas de construção: Jardim Zen


Precisando meditar, aliviar a mente e se livrar da carga de estresse do dia a dia? Certamente, esse espaço pode ser a solução para você. Conhecido também como jardim japonês, é um espaço para relaxamento e renovação de energias.


O que é?


Em primeiro lugar em um Jardim Zen tradicional, a presença de árvores é praticamente inexistente. No Oriente, esse espaço recebe o nome de jardim de pedras japonês. As suas características físicas, como as curvas e traços, lembram muito o estilo dos monges zen, de onde vem o seu nome.


Com relação ao tamanho, o Jardim Zen pode ser grande, ao ar livre, possibilitando que as pessoas caminhem por ele, ou pode ser pequeno, em miniatura, como um jardim de inverno. Isso demonstra que o espaço tem a sua importância também como um símbolo. Ele é utilizado principalmente por pessoas que desejam meditar, relaxar e entrar em sintonia com suas energias interiores.


Os principais elementos presentes em um Jardim Zen são as pedras, a areia e o cascalho. Muitas vezes o mar é simbolizado pela própria areia e não pela água.


Elementos que não podem faltar:


Areia / Terra


A areia ou a terra são, primeiramente, itens fundamentais de um jardim zen. Esses são os elementos que representam a solidez e a base sobre a qual tudo existe. A areia ou terra, dentro do conceito do jardim zen, simbolizam ainda a transmutação das energias e a neutralização de todos os pensamentos e emoções negativas.


Pedras


As pedras servem para nos lembrar dos obstáculos e contratempos do caminho, não importando o tamanho que elas possam ter, sempre se farão presentes. Além disso, as pedras – que podem ser rochas ou cristais – representam as experiências acumuladas durante a vida e atuam como geradoras de energia ajudando a equilibrar o ambiente e as pessoas. Dizem que para se ter sorte, o ideal é usar pedras em número ímpar.


Plantas


Jardim sem plantas não é jardim, não é mesmo? Só que em um jardim zen, o ideal são poucas plantas dispostas de modo prático no ambiente e que permitam a fluidez e o movimento. As plantas mais utilizadas em um jardim zen são as buchinhas, os pinheiros, os bambus, as azaleias, as orquídeas, além disso pode utilizar gramas e musgos. Outra espécie de vegetal comum são os bonsais, especialmente naqueles modelos menores construídos em caixas.


Água


A água é o elemento gerador da vida e precisa estar presente. Você pode inserir esse elemento com um pequeno lago ou uma fonte. No jardim zen pequeno, por sua vez, a representação da água é feita pela areia usada dentro da caixa, uma vez que esse elemento passa a simbolizar o mar.

Ancinho


O ancinho, aquele tipo de rastelo de madeira, é o instrumento de interação com o jardim zen. Primeiramente, a função dele é ajudar a relaxar a mente, na medida em que se criam os desenhos na areia. As linhas retas representam tranquilidade e as linhas curvilíneas a agitação de modo semelhante ao movimento das ondas do mar.


Incensos


O incenso é a representação do elemento ar e representa a fluidez dos pensamentos. Além de aromáticos, os incensos ajudam a mente relaxar, conduzindo a meditação com mais facilidade.


Iluminação


Certamente, a iluminação tem uma importância muito grande no jardim zen, tanto na questão estética, quanto funcional. Você pode optar por utilizar lanternas, lâmpadas, velas e até uma área de fogueira para trazer a luz para dentro do seu jardim.


Acessórios


Outros acessórios que podem ser usados são estátuas de buda, Ganesha e outras entidades sagradas das religiões orientais. Além disso, também é comum o uso de pontes, caso o jardim zen seja grande. Algumas almofadas e futtons ajudam a deixar o espaço mais acolhedor e confortável.


Em conclusão, mais do que um simples arranjo de elementos, o Jardim Zen é um espaço de paz, tranquilidade e relaxamento. Estudos históricos indicam que sua construção começou no século XIII. Vários dos elementos utilizados no passado ainda permanecem nos dias atuais. Além do caráter espiritual, o jardim japonês também agrada pela sua beleza estética, sendo muitas vezes utilizado para fins decorativos.

Confira as nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/