Toilette Comercial e Corporativo

Toilette Comercial e Corporativo: Dicas para não errar

Em primeiro lugar, o toilette comercial e corporativo de uma empresa é um ambiente muito frequentado por funcionários e visitantes do escritório. Então merece a mesma atenção que uma sala de reunião ou de espera. Afinal, todos os ambientes da corporação devem passar a mesma mensagem, de uma empresa séria e que se preocupa com seus clientes. Para que você não erre no projeto do seu banheiro comercial, você deve estar atento até aos menores detalhes.
Um banheiro funcional deve que respeitar as medidas e a higiene e que oferece uma boa experiência também para deficientes físicos. Dessa forma, a projeção do ambiente deve levar alguns fatores em consideração na hora de montar o banheiro comercial.

Confira agora nossas dicas para não errar na hora de projetar o banheiro da sua empresa!


1- Dimensões adequadas do banheiro comercial


Um ponto importante na hora de projetar o banheiro de empresas é a dimensão de cada sanitário, que deve ser de no mínimo 90 cm de largura. Além disso, lembre-se de calcular a quantidade ideal de banheiros por pessoa para evitar superlotação e filas de espera.
Para isso, basta calcular a quantidade média de pessoas que frequentam o ambiente corporativo e dividir pelo número estabelecido de sanitários para cada tipo de comércio. Assim você terá uma base da quantidade de equipamentos necessários.
O banheiro comercial deve contar com vasos sanitários, mictórios e lavatórios em uma proporção média de um conjunto para cada 20 trabalhadores. No entanto, esse número varia de acordo com o estabelecimento.
Além disso, também é importante que os banheiros sejam separados por gênero e disponibilizem sanitários individuais com trancas, promovendo a privacidade dos usuários.


2- Iluminação


A iluminação do banheiro influencia diretamente em como os usuários o visualizam. Enquanto banheiros com luzes mais amareladas transmitem uma impressão de ambiente descuidado. As luzes mais claras e naturais deixam o ambiente mais amplo, clean e com sensação de limpeza e higiene.
Já ambientes escuros não costumam ser agradáveis. Fique atento para que as luzes não criem sombras e contrastes no ambiente, e sejam bem distribuídas para iluminar a banheiro por igual.


3- Localização


O banheiro comercial deve ser ambientado em um lugar de fácil acesso a todos os visitantes da empresa. As sinalizações também devem ser claras e objetivas para não confundir os usuários. E o banheiro não deve ser posicionado em um corredor cheio de portas.
Os sanitários sejam colocados a uma distância menor do que 150 m do posto de trabalho de todos os funcionários. Em casos de empresas muito grandes, pode ser necessário projetar mais do que um banheiro.

Outro erro muito comum é colocar o banheiro longe da sala de espera, fazendo com os visitantes percorram longas distâncias.


4- Detalhes e decoração


Para os banheiros femininos pequenos detalhes como espelhos e suportes para pendurar bolsas são acessórios que fazem a diferença para quem usa o espaço. Cubas que evitam respingos são uma boa opção para que seus visitantes e funcionários não se molhem e para evitar que o chão fique cheio de água, o que compromete o higiene do local.
Na hora de decorar, invista em flores artificiais em pequenos vasinhos nas bancadas dos lavatórios ou flores pequenas de interior, como as suculentas. Além de deixar o ambiente mais elegante, esse tipo de decoração costuma agradar os frequentadores e passa uma imagem de ambiente mais sofisticado e bem-cuidado.


As cores do revestimento e piso também devem ser bem pensados, já que cores escuras deixam o toilette comercial e corporativo com uma imagem de ambiente pequeno. Enquanto isso, as cores mais claras deixam o ambiente mais amplo e iluminado, e costumam fazer sucesso em quase todos os casos.
Deve estar atento aos acessórios oferecidos para portadores de deficiência física, que devem contar com pelo menos 1 sanitário individual equipado para recebê-los.


5- Privacidade e higiene


Por fim, voltando à regulamentação, todo banheiro comercial deve proporcionar privacidade e higiene ao usuário. Isso quer dizer que além de ser separado por sexo, cada banheiro precisa ter sanitários individuais com portas e trancas.
Além disso, a empresa ainda deve disponibilizar materiais para higiene das mãos como sabonetes e material para secagem, que não deve ser uma toalha de uso coletivo. Na hora de escolher o sabonete ideal, prefira os líquidos, que costumam ser mais higiênicos.
Para secar as mãos, você pode oferecer toalhas de papel ou secadores de ar quente elétricos, lembrando que a última opção é mais ecológica.


Depois de conferir nossas 5 dicas de como montar seu banheiro comercial sem errar, não deixe de levá-las em consideração na hora de montar o seu projeto. Isso contribuirá para que você evite que alguns detalhes passem despercebidos, garantindo um ambiente mais funcional para sua empresa.

Confira as nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/