Cozinha com ilha

Cozinha com ilha: dicas para planejar e exemplos para se inspirar


Totalmente funcional, prática e moderna, a cozinha com ilha é, certamente, uma tendência na arquitetura de cozinhas contemporâneas. Ela funciona como uma bancada que fica no centro do ambiente, permitindo a divisão de tarefas em diferentes pontos do cômodo.
Além disso é uma proposta que integra outros ambientes à cozinha, como varandas, salas e terraços, promovendo a interação entre aqueles que usufruem dos espaços agregados. É uma ótima alternativa para quem quer ressignificar o espaço destinado à gastronomia, agregando outras formas de vivência a ele.
Esse tipo de projeto também é ideal para solucionar o espaço perdido que pode existir na cozinha, com muita graça e sofisticação. Pode até ser um espaço conveniente para sentar e fazer refeições rápidas, por exemplo. Acompanhe e conheça melhor essa tendência!

Tipos de ilha


Em primeiro lugar, não há uma regra geral que determine como compor a ilha da cozinha. Tudo depende das intenções que você tem ao implementá-la. Pontuamos abaixo algumas funcionalidades e modelos possíveis:

  • com bancada para apoio de materiais de cozinha;

  • fogão ou cooktop e depurador ou coifa;

  • com pia;

  • com estantes, armários e gavetas;

  • como mesa ou bancada para refeições;

  • como balcão refrigerado.

É possível, ainda, fazer uma mistura dessas possibilidades, compondo-as em uma ilha multiuso e personalizada de acordo com os seus objetivos.
Continue acompanhando e entenda os cuidados do planejamento para cozinhas com ilha.
Para que a escolha da ilha da cozinha seja adequada e você consiga tirar o melhor proveito possível do espaço existente, é preciso se atentar a algumas dicas.


PENSE NA FUNÇÃO DA ILHA NA SUA COZINHA


Uma mesa de almoço com cadeiras bacanas e retangulares pode servir como uma espécie de ilha para a sua cozinha. Mas você pode deixá-la ainda mais prática e agregar o seu fogão, outros utensílios e até gavetas a ela.
Além disso, ela pode servir como uma divisória entre a cozinha e a sala.


ATENTE-SE ÀS MEDIDAS


A ideia de usar um móvel central na cozinha é incrível, mas esse tipo de projeto nem sempre funciona bem em cozinhas pequenas. Nesses casos, o indicado é a cozinha com península, que otimiza o ambiente já que o móvel fica encostado na parede.


CONFIRME SE ELA SE INSERE NO PROJETO DA COZINHA


Ao adicionar uma ilha você poderá reconfigurar o clássico triângulo geladeira, fogão e pia. Isso porque ela será o lugar ideal para manejar as bocas do fogão, a pia principal ou ainda para instalar uma outra pia para uma segunda estação de trabalho.


DEIXE O LOCAL BEM ILUMINADO


A iluminação é outro ponto importante a ser considerado. Para qualquer função que for exercer sobre a ilha da cozinha, é preciso que ela tenha uma fonte de luz direta. Nesse caso, os pendentes são os mais sugeridos.


ATENTE-SE AOS DETALHES


Se for reformar ou construir qualquer cozinha é preciso ter cuidados básicos para evitar problemas posteriores, como ter que quebrar algo que já estava pronto ou acabar furando algum cano. Escape dessas surpresas desagradáveis atentando-se, por exemplo, às plantas de elétrica e hidráulica.
Além disso, é importante escolher materiais como geladeira, lava-louça e fogão no começo do projeto.


Se você vai construir, reformar ou repaginar sua cozinha com uma ilha, aposte nessas dicas e não irá se arrepender. O modelo vem sendo cada vez mais adotado graças a todos esses benefícios que proporciona.
Em conclusão, pense em seus objetivos, nas funcionalidades que deseja alcançar, na estética que pretende compor e comece a planejar a sua.

Confira as nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/