Colunas Aparentes

Colunas Aparentes


Elementos arquitetônicos de sustentação podem sim ser integrados ao visual da casa. Seja com uma aparência mais industrial, em concreto ou pintados com cores vibrantes, a solução é não disfarçar colunas e pilares aparentes, mas assumi-los como parte da decoração. Toda construção precisa de sustentação e estruturas. Sejam elas de concreto, de ferro, madeira, para telhado ou para paredes, elas são essenciais e indispensáveis para qualquer edificação.


Em primeiro lugar, existentes em diversos tipos e formas, elas servem para apoiar as vigas de uma casa, prédio, ponte e outras construções. Os tipos de pilares estruturais existem em diversos tipos e formatos, podendo servir como apoio para as vigas de concreto, que também são um tipo estrutural, por exemplo. Os pilares servem para distribuir o peso das vigas para as fundações e, normalmente, dimensionamos na mesma largura da parede para que fique escondido após finalizar a construção. Em vãos superiores a 4 metros eles podem ficar aparentes e então pode-se revestir os mesmos conforme preferir para deixá-los mais atraentes visualmente.


Os tipos de pilares usados na construção civil são bem diferentes e aliados também na hora de valorizar uma fachada, dependendo do seu formato.
Neste livro de ideias, vamos mostrar tipos de colunas aparentes na arquitetura para inspirar você a escolher o modelo ideal para a sua construção.

Colunas de concreto


Os pilares de concreto são os mais comuns no Brasil, e dificilmente um prestador de serviço de obras não dominará este tipo de estrutura. Podemos, também, preparar o concreto in loco, ou seja, no mesmo local da obra, e depois se preenche a fôrma, com o desenho e função estrutural do pilar projetado.
Existem diversos tipos de formatos para pilares de concreto, basta preparar as fôrmas em madeira, metal ou plástico para que o concreto – muito versátil e líquido – tome a forma em questão. Depois o concreto seca e endurece e, para ser ressistente e poder sustentar uma viga, “armamos” ele com vergalhões de obra em seu interior no formato de colunas de ferro, ainda na fase de molde.


Este é o modelo, certamente, mais comum e barato para construção residencial. Outro tipo de concreto é o usinado, que é entregue em obra por alguma empresa especializada e é despejado nas fôrmas previamente preparadas no canteiro.
Também existem as placas de concreto pré-moldadas. Fabricamos estas de acordo com os moldes e podem ser de metal, plástico ou madeira. A empresa responsável pode moldadar direito na obra.
Já as placas pré-fabricadas, são feitas industrialmente e entregues prontas diretamente na obra.

Pilar de madeira


Usamos comumente para sustentar apenas telhados, ou casos de estruturas mais leves, por não serem tão resistentes quanto o concreto armado. Para isso a madeira deve ser de lei, que é um tipo de altíssima qualidade, resistente a insetos, umidade e intempéries em geral. Dentre elas estão a Imbuia, Cedro-rosa, Ipê, Mogno, Pau-brasil e outras.

Pilar metálico


Este modelo é bem menos comum no Brasil, por ter custo mais alto. Porém o aço tem muitas vantagens: menor desperdício, maiores vãos entre pilares (para o caso das vigas). Certamente posuem maior aproveitamento de espaço (por eles serem mais fortes, podem ser menores e ocupar menor área útil). Também, são compatíveis com todo tipo de materiais complementares, menos tempo de obra – por não haver preocupação das intempéries…
Os tipos de pilares metálicos são bem diversificados. O aço, assim como o concreto, podem ser dimensionado e ter diferentes tamanhos e formatos, dependendo do cálculo estrutural e do projeto.

E já que você chegou até aqui, que tal continuar se inspirando ainda mais com a gente?

Confira as nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/