Escada caracol


Conhecida pelo seu design espiral, a escada caracol possui uma estrutura helicoidal cujo formato circular fica em torno de um eixo central (seja ele uma coluna ou pilar). Esse modelo é ideal para quem possui pouco espaço e necessita de uma circulação vertical para a transição dos ambientes.

Tipos de escada caracol:

Escada caracol completa

O projeto segue o formato, que se fosse visto de cima seria um círculo totalmente fechado.


Semi caracol


O modelo semi caracol é aquela que não fecha o desenho do círculo completo. Indicamos essa versão para projeto com pé direito mais baixo, onde não é possível usar um modelo mais alto de escada, ou em projetos com mais altura de pé direito, onde o caracol se estende em mais de uma volta e termina no círculo não fechado. O material usado na escada semi caracol pode variar bastante, e assim dá para escolher o tipo que mais combina com o seu projeto.

Pré moldada de concreto

Certamente, para quem quer uma opção prática e com um bom custo-benefício, o modelo pré-moldado em concreto é uma ótima opção. Esse tipo de escada é vendida desmontada em partes feitas de concreto. A montagem é feita apenas no projeto, e a resistência do concreto pode ser usada tanto na área interna como externa. A aparência de concreto pode ser mantida, mas uma opção é pintar a escada e escolher uma cor que fique harmoniosa com o ambiente em que está inserida.

De ferro


Os modelos em ferro são opções bem clássicas e conhecidas entre as opções de escada caracol. Esse modelo é mais pesado e devemos fazer ela sob medida, já que não podemos adaptar ao projeto. O ferro usado pode seguir um estilo clean, rústico com detalhes que lembrem ferrugem ou até mesmo um ferro fundido, que remete ao estilo colonial.

De alumínio

Os modelos em alumínio são ótimas opções para quem gosta do visual de ferro, mas busca por uma opção mais barata. O material permite diferentes estilos para a escada interna e externa, e ainda podemos pintar ela de diferentes cores. A durabilidade da escada caracol de alumínio é uma das vantagens, mas há também o fato de ser mais barata e de fácil instalação.

De aço inox


Principalmente, para quem gosta de um visual moderno o aço inox é uma das possibilidades para a escada espiral. O material, que é mais leve, fica ótimo em projetos contemporâneos e valoriza o ambiente. Indicamos esse tipo de material para áreas internas e torna-se destaque na decoração, por isso, se a ideia é optar pelo aço inox, é ideal considerar que a escada se tornará parte da decoração.

De madeira


Para quem gosta do visual clássico na decoração, a escada de madeira é uma ótima aposta. O material nobre valoriza a decoração, e apesar de ser clássica, utilizamos ela para projetos mais modernos também, desde que o design siga o estilo contemporâneo. Para quem deseja usar a escada de madeira no projeto, vale usar piso de mesma cor e material ou optar por uma opção mais contrastante, como um piso frio.

De vidro


E que tal uma escada espiral em vidro? Sim, também é possível ter um modelo em vidro no estilo espiral. Para quem deseja esse tipo de escada, a dica é usá-la em um ambiente mais moderno. Além disso, vale mesclar detalhes em inox que combinam com o vidro e dão maior sustentação, sem tirar o destaque do vidro.

Modernas

Para quem gosta do visual moderno no projeto, vale a pena considerar detalhes diferenciados, como degraus em diferentes extensões, guarda-corpo em materiais e formas diferentes e no mix de materiais, por exemplo.

Outras dicas sobre a escada caracol


O uso da escada caracol devemos planejar bem para que ela traga benefícios e que faça uma composição harmoniosa no ambiente escolhido. Por isso, medidas certeiras, local e materiais escolhidos são fundamentais para uma boa execução.
Para os degraus, o ideal é considerar uma pá de no mínimo 60 cm e no máximo 90 cm, assim há espaço suficiente para pisar com segurança no degrau. Já o espaço do eixo central deve ser proporcional à coluna e ao tamanho do degrau. Ah, e a altura entre os degraus também é algo importante, por isso o espaço considerado adequado é de 22 cm entre cada degrau.

E aí, decidiu qual modelo de escada caracol usar no projeto? Com as nossas dicas será que a decisão ficou mais simples?

Confira as nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/