Claraboias

Claraboias: Iluminação natural abundante

Usamos este recurso construtivo em qualquer cômodo. Ele permite a entrada de iluminação natural e ventilação à ambientes internos. Vamos ver as melhores dicas e ideias para colocar claraboias no seu projeto!


O que é uma claraboia?


A claraboia nada mais é do que uma abertura no alto de uma construção, fechada por caixilho com vidro ou outro material transparente, que permite trazer maior ventilação e entrada de luz natural ao ambiente. Versátil, instalamos ela em qualquer cômodo e ainda apresenta mais uma vantagem: o aumento de iluminação natural dentro de casa pode diminuir a necessidade de uso de energia elétrica.


Ideal para dar um toque de requinte ao permitir iluminação natural em um ambiente interno, a claraboia torna-se uma boa opção para quem busca um diferencial na hora de construir.
Seu uso se iniciou na Europa antiga, com a função de iluminar grandes construções e aliviar esteticamente o peso de suas cúpulas. Indicada para valorizar ambientes internos, adicionar este recurso garante, inclusive, economia de energia elétrica, já que permite que a iluminação natural invada ambientes internos. Versátil, instalamos a claraboia em qualquer cômodo, sem restrições de tamanho ou função.


Como funcionam as claraboias?


Dentre as vantagens deste elemento destaca se seu papel decorativo e funcional, possibilitando o fornecimento de uma iluminação de destaque, de uma ventilação para um cômodo que não pode ter janelas laterais e também a economia de energia, descartando a necessidade de luzes ligadas durante o dia.
Já em relação às desvantagens está a questão da incidência da iluminação natural contínua, havendo a necessidade de se instalarem cortinas apropriadas no caso de quartos e salas.
Assim como a luz, o calor também é um ponto que devemos analisar com cautela.


Quais as opções disponíveis?

Dentre os modelos disponíveis de claraboias, é possível destacar a claraboia em forma de cúpula, a comum, o modelo tubular, o shed, o lanternin e o átrio.
A claraboia comum é de um material semitransparente, que instalamos no teto, permitindo a entrada direta de luz.


A claraboia de modelo tubular é um sistema que através da reflexão da luz. Permite assim levar a luz até 50m do seu ponto de instalação através de dutos apropriados.


As claraboias em modelo shed são “dentes” no telhado, os quais permitem não somente a entrada de luz, como também a circulação de ar. Esses tipos pedem uma estruturação mais detalhada da cobertura e uma orientação correta para que se aproveite a luz do sol.


A claraboia com modelo lanternim pode ser definida como trechos mais altos que a cobertura, ou seja: a luz entra e o ar é constantemente trocado através do princípio de termossifão ou circulação forçada, em que o ar quente sobe e o ar frio desce.


Os modelos em cúpula ou domo são seções esféricas, de formato abobadado, em material translúcido que permite a entrada de luz natural.


Por fim, os átrios são aberturas na cobertura, podendo ser cobertas ou não, principalmente quando usadas em projetos comerciais ou no centro de construções residenciais, permitindo a entrada de luz e economia de energia.


Estrutura


Para a instalação correta de uma claraboia, é necessário que a cobertura do telhado tenha sido projetada para esta função, sendo que não é recomendável o corte posterior de lajes elaboradas em concreto, salvo ocasiões em que ela possua suporte estrutural para tal feito.
O que pode ocorrer é a substituição de telhas comuns por opções transparentes em policarbonato ou confeccionadas em acrílico. Então é indispensável que a abertura onde a claraboia será instalada possua um projeto bem elaborado, de modo que não haja futuros imprevistos, como as temidas infiltrações.


Cuidados das claraboias

Em primeiro lugar devemos verificar constantemente a vedação contra a água da chuva. E além disso atenção especial ao uso do cômodo, para que ele tenha proteção quanto à incidência de luz e o calor gerado. É por isso necessária a instalação de uma cortina apropriada, além de cuidados com a temperatura interna, para que não haja desconforto térmico.


Em conclusão, para descobrir o local ideal e o posicionamento mais funcional para a claraboia, é essencial o aconselhamento de um profissional capacitado. Ele fará todas as verificações necessárias para uma instalação de sucesso.
Acompanhe as nossas inspirações e ideias para realizar seu sonho de construção!

Confira as nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/