Casas de praia

Projetos para sonhar: Casas de praia


O clima tropical inspira diferentes projetos. Das linhas retas do modernismo ao aconchego rústico, as casas na praia possuem uma personalidade forte e característica marcante. Porém existem certos cuidados que devem ser considerados para que a residência seja eficiente e funcional.


Casas de praia: dicas e inspirações


O verão está aí, e com o aumento da temperatura, o destino favorito dos brasileiros é, em primeiro lugar, a praia. Certamente, nada melhor do que curtir o mar, andar na areia, aproveitar a brisa gostosa que vem do oceano no final da tarde e observar um lindo pôr do sol. Isso ajuda a relaxar e renovar as energias para o ano que se inicia.
Então, a casa na praia deve ter um ambiente propício para o relaxamento, um lugar que não cause irritação e deixe você querendo se espreguiçar e curtir os momentos gostosos que uma casa na praia pode te dar. Vamos dar algumas dicas e sugestões para deixar a sua casa de praia aconchegante, com uma decoração incrível e de maneira simples.

Confira as nossas dicas e alguns projetos de casas na praia:

Praticidade


Em primeiro lugar, uma casa de praia, a escolha de pisos e revestimentos deve ser feita pensando sempre na praticidade e na limpeza. A escolha de pisos antiderrapantes é importante, uma vez que as pessoas chegam constantemente molhadas. Portanto, é uma característica não só importante, como também segura.
É por isso fundamental optar por superfícies que sejam fáceis de limpar.

Boa ventilação


Em um ambiente como a casa de praia, é essencial que todos os cômodos da casa mantenham uma boa circulação de ar. Para isso, vale apostar em construir um ambiente mais aberto poucas divisões e com janelas e portas mais largas, para garantir uma ventilação confortável e um ambiente mais aconchegante perfeitos para relaxar depois de um dia inteiro na praia.

Luminosidade


A iluminação natural é o ponto chave para manter uma casa mais arejada. A casa de praia deve ter a luminosidade adequada com uma maior captação de luz natural. Invistir em materiais que não desbotem é a melhor opção. Recorra a madeira, pedras, pintura colorida e peças em cerâmica que harmonizam bem o cenário, por exemplo. Além disso, as janelas grandes servem para que a luz entre sem obstáculos e mantenha o ambiente fresco e iluminado.

Cuidados com a maresia


Certamente, em residências de praia, normalmente o ambiente sofre com a maresia. Causa esse fenômeno o aumento da umidade junto com o sal, e invade residências ajudando a corroer materiais como ferro e alguns tecidos, por exemplo. Por isso, investir nos materiais certos, ainda que custe um pouco a mais, é garantia.

Valorize a área externa


Valorize este espaço da casa e tenha um ambiente sempre fresco e confortável para usufruir de dias de sol agradáveis.

Inspirações


Projete varandas generosas


A varanda é um excelente local para apreciar o entorno da casa. Além disso, pode utilizar pergolados que criam espaços agradáveis e acrescentam mais aconchego no local.

Aproveite a vista do mar para criar a amplitude visual da piscina de borda infinita.

A estrutura aparente de madeira é uma característica marcante nesse tipo de proposta.

Tijolo à vista

Cobertura de bambu é outro elemento característico da construção na praia.

O telhado marcante, o beiral generoso e a estrutura em madeira caracterizam uma linda casa na praia.

O estilo bangalô cria o cenário ideal para casa de praia.

Proteja a fachada da casa com beirais largos.


Proteja as paredes com beirais generosos para evitar a incidência direta de sol e chuva, por exemplo, que vão diminuir a vida útil dos materiais. Os beirais também são, certamente, ótimos para proteger acabamentos em madeira de esquadrias e estruturas.

Você também pode optar por uma construção moderna

Aberturas para o exterior.
Abuse da vista em frente ao mar para valorizar o seu projeto. Certamente, portas que vão do piso ao forro são ideais para integrar a paisagem com o interior da residência e ainda deixam os ambientes sempre bem iluminados.

Pode-se inspirar no entorno do terreno para criar uma arquitetura praiana.
Primeiramente, a presença exuberante da natureza realça os traços modernos da tradição arquitetônica do país.

Casa de praia com piscina.
Em pátios internos, a presença de piscina cria uma área de lazer, por exemplo. Se o terreno permitir, uma piscina integrada à casa, que também possa ser utilizada à noite seria o máximo!

Utilize a areia da praia para montar um belo quintal.

Junte o moderno e o rústico em uma mesma construção.

Os painéis de vidro criam integração com o externo e o interno.

Materiais naturais são essenciais para uma casa na praia.

Harmonize os espaços e o desenho na fachada.
A piscina pode fazer parte da fachada, desde que haja uma comunicação com os elementos construtivos.

Abuse de um belo projeto de paisagismo.
Certamente, um jardim bem cuidado e bonito, dá aquele toque a mais de conforto e beleza em uma residência.

O uso de pedras é uma alternativa para adicionar textura

Até o estilo contemporâneo se encaixa nessa proposta.

Confira as nossas mídias:

Site Oficial: www.cimientosconstrutora.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cimientos_construtora/

Facebook: https://www.facebook.com/cimientos.construtoranatal/